quinta-feira, 26 de maio de 2011

PSD de Lisboa diz que anulação de concurso é "oportunidade de ouro" e evita "clamoroso erro" por Lusa17 Setembro 2010

O grupo municipal de Lisboa do PSD defendeu hoje que a anulação do concurso público relativo ao primeiro troço do TGV é "uma oportunidade de ouro" para repensar a alta velocidade e a terceira travessia, evitando "um clamoroso erro".
"O país e Lisboa devem aproveitar a oportunidade que este adiamento criou para se debater e estudar todas as alternativas que permitam a construção da linha de transporte ferroviário de alta velocidade, a custos financeiros suportáveis para o país, sem penalizar Lisboa e a vida dos lisboetas", refere um comunicado da bancada social-democrata na assembleia municipal.
Segundo um despacho hoje publicado em Diário da República, o Governo anulou o concurso público internacional relativo à construção da linha do Transporte da Grande Velocidade (TGV) no troço Lisboa -- Poceirão, uma decisão justificada com a "significativa e progressiva degradação da conjuntura económica e financeira" de Portugal.
Para o PSD, a intenção de avançar com o concurso era uma "decisão precipitada" e integrava uma solução (a da terceira travessia) com uma vertente rodoviária que implicaria "o despejar de mais 70 000 veículos diariamente em circulação na cidade, com custos incalculáveis para a mobilidade e qualidade ambiental".
O grupo considera, por isso, que a iniciativa de adiar uma obra "tão defendida por António Costa" (PS), presidente da autarquia, vem dar razão aos social-democratas.
"A posição do PSD sempre assentou na necessidade de se aprofundar os estudos técnicos sobre a solução apresentada e compará-los com outras alternativas menos onerosas para o erário público, mas, principalmente, menos penalizadoras para a cidade de Lisboa", diz o comunicado.

Sem comentários:

Enviar um comentário